derivaSINCorposonoro

derivaSINCorposonoro


A deriva é um conceito proposto pelo situacionismo. A palavra dérive significa se entregar a uma caminhada sem um objetivo específico, geralmente em uma cidade, numa chamada a viver o momento, propondo reflexões em relacão as formas de ver e experimentar a vida urbana.

As peças sonoras de derivaSINCorposonoro trabalham o corpo em deriva imerso na sonoridade da cidade, ou seja, criam massas sonoras organicas e artificiais em camadas que mesclam e remixam sons internos do corpo (coração, pulmão, intestinos, veias, etc) e áudios captados em caminhadas, conversações e situações cotidianas.

Inflexos busca evidenciar de modo inusitado a percepção de massas sonoras nas quais vivemos imersos mas que, muitas vezes, nos passam desapercebidas. Trata-se de questionar através da Ruidocracia, a relação que temos com o silencio, expondo o corpo em movimento X cidade em movimento. Tímpanos ávidos por silencios inacessíveis...

O projeto sonoro conta com múltiplas captações de áudio. Utilizamos uma somatória de sonoridades técnicas, disponibilizadas por médicos em exames e intervenções cirúrgicas, a novas camadas sonoras  captadas em diversos ambientes e situações. As trilhas são resultado de remixes de sons ambientes, conversas aleatórias e conversas estimuladas nas ruas. As autoras, de modo performático, provocam situações de quebra da "normalidade" e do “gestual” considerado normal ou aceitável para captar o áudio das manifestações de surpresa, repreensão, e/ou outras reações do público com o qual se encontram e interagem ao acaso durante as derivas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário